In: Comunicados

COMUNICADO

O Secretariado da UGT-VISEU, reunido em 16 de Setembro de 2010, ao analisar a situação do desemprego no Distrito, entendeu que a mesma é demasiado preocupante e exige a tomada de medidas urgentes e eficazes por quem de direito.

No final do primeiro semestre deste ano, eram 18.962 os trabalhadores inscritos nos Centros de Emprego do Distrito de Viseu, mas se a estes, acrescentarmos aqueles que optaram por não se inscrever nos mesmos, iremos obter um número superior a 20 mil desempregados, sem contar com os inúmeros desempregados que se encontram em formação ou em programas ocupacionais.

Constatamos também que 1.918 trabalhadores estão à procura do seu primeiro emprego, são jovens interessados em obter condições que lhes permitam iniciar uma nova vida familiar. Um país que amputa expectativas profissionais aos seus jovens que muito trabalharam para obter uma formação profissional, muitos de nível universitário, hipoteca gravemente o seu futuro.

Mas se contabilizarmos os jovens trabalhadores com menos de 35 anos de idade, então o número dispara para 6.827, um valor demasiado elevado.

A UGT-VISEU, manifesta toda a sua solidariedade para com todos os trabalhadores desempregados do Distrito de Viseu, e dentro das suas atribuições irá empenhar-se, em conjunto com os seus sindicatos membros, em diligências junto das estruturas políticas e sociais, com responsabilidade nesta área, para que esta situação possa ser revertida rapidamente.

A crise económica não é a única responsável por esta situação.

Mas mais grave ainda é a crise social que se advinha.

Viseu, 16 de Setembro de 2010