In: Comunicados

O Secretariado da UGT Viseu, reunido em 19 de Maio de 2011 aprovou o seguinte,

COMUNICADO

Portugal vive hoje, um dos momentos mais delicados do ponto de vista económico, social e político, dos últimos 30 anos.

Economicamente, Portugal viu-se obrigado a solicitar ajuda financeira externa à União Europeia e ao FMI, de forma a enfrentar a enorme dívida externa, as enormes taxas de juro a que o país já estava a vender as suas dívidas públicas, e para salvaguardar o pagamento de salários e pensões.

Socialmente, Portugal confronta-se com uma taxa histórica de desemprego de 12,4%, dos quais 54% não têm direito a usufruir de qualquer subsídio de desemprego. Constata-se que são já 124 mil, os jovens com menos de 24 anos que não encontram emprego. São números demasiado gravosos, que exigem a máxima atenção por parte do poder político.

Politicamente, e no seguimento da demissão do governo, decorre um processo eleitoral para a Assembleia da República, o qual vai culminar no próximo dia 5 de Junho, e do qual todos concordamos ser essencial sair um governo maioritário, única forma de serem criadas condições efectivas de governabilidade para os próximos 4 anos.

Assim, a UGTViseu apela aos Partidos Políticos que:

1- Defendam medidas que favoreçam o crescimento económico, pois só ele garantirá o aumento do número de postos de trabalho;
2- Defendam medidas concretas que enfrentem e combatam o flagelo do desemprego dos jovens, mesmo qualificados;
3- Defendam medidas de sustentabilidade do Estado Social, pilar fundamental de um estado democrático.
4- Promovam na prática o diálogo social, no qual os sindicatos são reconhecidamente um parceiro essencial;


A UGTViseu, apela também a todos os trabalhadores, e aos viseenses em geral, para que exerçam o seu direito e o seu dever, votando no próximo dia 5 de Junho.
O Secretariado da UGTViseu